2º Congresso Nacional da CTB propõe novo projeto para o país

congressoctbO 2º Congresso Nacional da CTB, realizado no Anhembi, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, aprovou uma pauta de luta unificada em busca do desenvolvimento, auto-suficiência e soberania nacional. O presidente do Sindicato, Wagner Gomes, foi reeleito presidente da CTB para os próximos quatro anos.

“Unidade para enfrentar a crise” foi o tema do 2º Congresso Nacional da CTB, que promoveu diversos debates sobre conjuntura nacional e internacional, abordando temas fundamentais para o avanço da construção de uma sociedade mais justa, como sustentabilidade, meio ambiente, reforma agrária, comunicação, discriminação, entre outros.

Além de eleger a nova direção da Central, o Congresso aprovou uma declaração política que norteará as ações da CTB e dos sindicatos a ela filiados, sempre buscando maior unidade entre os trabalhadores.

Conclat

Um dos itens da Declaração estabelece a realização de uma nova Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), reunindo milhares de sindicalistas de todas as centrais e entidades sindicais, independentemente das posições políticas e ideológicas. Com isso, o objetivo é elevar a um novo patamar o nível de intervenção e influência do sindicalismo e da classe trabalhadora na vida nacional, buscando uma pauta comum entre todas as representações sindicais.

Golpe em Honduras

Foram inúmeras as intervenções feitas pelos participantes do Congresso para manifestar solidariedade ao povo hondurenho e a urgência de acabar com os conflitos que estão acontecendo naquele país.

Este golpe coloca em cheque a democracia de todas as nações da região e requer resistência e habilidade na condução para um desfecho positivo.

Assim, um dos destaques no Congresso foi o papel que o Brasil está desempenhando ao abrigar o presidente deposto, Manuel Zelaya, na sua embaixada em Honduras.

Eleições 2010

A Declaração aprovada no Congresso e diversas intervenções da atividade abordaram a importância de os trabalhadores se mobilizarem e construírem uma plataforma unificada, com o objetivo de eleger governantes compromissados com o aprofundamento das mudanças políticas, econômicas e sociais iniciadas em 2002.

Outros itens da agenda

De acordo com a Declaração do Congresso, também estão na pauta da CTB a luta contra as privatizações e terceirizações; pelo fim do fator previdenciário; pela criação e institucionalização dos comitês sindicais de base; a defesa do direito irrestrito de greve; proibição das demissões em massa; ratificação das convenções 158 e 151 da OIT, que impede demissões imotivadas e regulamentam o direito de greve no serviço público, respectivamente; mais investimentos públicos e maior intervenção do Estado na economia; defesa do pré-sal; democratização dos meios de comunicação; entre outras.