25/7: Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

SOMOS RESISTÊNCIA!

Neste domingo (25/7) celebra-se o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data foi instituída em 1992 durante o I Encontro de Mulheres Afro Latino-Americanas e Caribenhas e, em 2014, acrescido pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela. Neste dia lembramos e ressaltamos a importância das lutas históricas das mulheres negras.

As diversas formas de violências de gênero, raça, classe, por motivações culturais, regionais, religiosas cruzam os séculos e merecem o combate firme. Desigualdades de oportunidades de trabalho, distribuição de renda, condições de moradia e vida são latentes. As taxas de violência, educação, habitação, trabalho e representação política da população negra evidenciam as severas desvantagens em relação à branca.

Desde as lutas contra a escravidão, onde as mulheres desempenharam um papel fundamental, até os dias atuais as formas de organização e resistência contra o racismo têm importante participação do feminismo negro.

Neste dia lembramos o legado de Tereza de Benguela, Dandara, Jurema Werneck, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Marielle Franco. Com o exemplo delas, saudamos todas as mulheres negras, latinas e caribenhas que lutam e resistem todos os dias!