28 de abril: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho

O movimento Luto e Luta prepara um ato público para o dia 30/04, às 10h, e espera reunir cinco mil pessoas na Praça da República. Um dos intuitos é pedir melhores condições de trabalho, reunindo diferentes entidades, como o Sindicato dos Metroviários de SP, a CTB, demais centrais sindicais, sindicatos e entidades dos movimentos sociais.


O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho é celebrado em 28 de abril. A data também é considerada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Por isso, muitas instituições realizam eventos de saúde e segurança no trabalho durante a última semana do mês, com o objetivo de informar e incentivar uma reflexão sobre os problemas que atingem a segurança e saúde do trabalhador.

Neste ano, há uma série de atividades programadas, e todos os metroviários, familiares, amigos e trabalhadores de outras categorias estão convidados para participar!

Veja a programação:

São Paulo/SP
26/04, às 19h
– Sessão Averroes na Cinemateca, no Vila Mariana. Será exibido o filme "A classe operária vai ao paraíso", seguido de debate com Leny Sato – professora da USP, Artur Henrique – presidente da CUT e João Guilherme – assessor sindical . A ideia é discutir a relação de saúde e trabalho.   
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207. Próximo ao Metrô Vila Mariana.
Confira a programação completa

28/04 – Evento conjunto no Sintracon/SP, com apoio da Força Sindical e do Sintesp.

28/04, às 14h – Lançamento do Mapa dos Conflitos Ambientais, que têm interface com as questões de saúde e trabalho. Acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo. 

28/04 – A Fundacentro realizará em seu auditório na capital paulista um evento com o tema: "Garantindo o futuro: riscos emergentes e novos padrões de prevenção em um mundo de mudanças no trabalho". Serão debatidas questões relacionadas a doenças respiratórias, nanotecnologia e espaço confinado. O encontro começa às 8h30, e os inscritos levarão produtos de higiene pessoal para as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Capote Valente, 710.
Informações pelo fone: (11)3066-6132 ou pelos e-mails – [email protected] e [email protected]
– Confira a programação completa

29/04, às 8h30 – O Fórum de Acidentes do Trabalho se reúne na Faculdade de Saúde Pública da USP. A discussão tratará da produção social de acidentes do trabalho. Entre os debatedores estão a professora Maria das Graças Barbosa Moulin, da Universidade Federal do Espírito Santo, e a socióloga Mara Takahashi, do Cerest de Piracicaba.
Inscrições e programação:
http://www.fsp.usp.br/boletim.php?&lang=pt&style=homepage&articleId=03132349201028&visionId=10142057200304&unitId=09111928200359&homepage=on 
Acesso aos textos:
http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=52 

30/04, às 10h – O movimento Luto e Luta prepara um ato público e espera reunir cinco mil pessoas no centro de São Paulo, na Praça da República. Um dos intuitos é pedir melhores condições de trabalho, reunindo diferentes entidades.

06/05, às 14h30 – A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo promove palestra sobre saúde do trabalhador como direito humano fundamental. O tema será abordado pelo professor emérito da Faculdade de Direito da USP e membro da Comissão Internacional de Juristas com sede em Genebra, Dr. Dalmo Dallari.
Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera. No auditório Franco Montoro.


São Bernardo do Campo/SP
No dia 28 de abril
, o Cerest local realiza o seminário "25 anos de Saúde do Trabalhador em SBC e Região: retratos da história e desafios". O evento ocorre no Teatro Elis Regina, a partir das 8h. Entre os palestrantes estão o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional, Remígio Todeschini, e a pesquisadora da Fundacentro, Arline Arcuri. Também haverá um ato público na Praça da Matriz, às 16h.
Mais informações: (11)4128- 7821
Confira a programação completa.
Confira a programação do Ato Público. 


Osasco/SP
O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região realizarão ato em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho no dia 24 de abril, das 8h30 às 12h. Na ocasião, será discutida pela categoria um plano de ação com os cipeiros. A discussão é organizada em conjunto com o Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisa de Saúde e dos Ambientes de Trabalho).
Local: Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco/SP
Inscrições até 22/04:
[email protected] ou (11) 3651-7200 Ramal 113
Confira a programação completa

Fonte: www.diesat.org.br