Ato em São Bernardo homenageará trabalhadores vítimas da Ditadura

 Dez centrais sindicais realizarão, no dia 1º de fevereiro, o Ato Sindical Unitário “Unidos, Jamais Vencidos”, que homenageará trabalhadores e sindicalistas dos municípios da Grande São Paulo que sofreram perseguição e repressão do regime militar e das empresas no período da ditadura. Mais de 600 trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura serão homenageados.

O evento será realizado a partir das 13h no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo. O evento terá a presença de Rosa Cardoso, coordenadora da Comissão Nacional da Verdade. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deverá estar presente.

O Ato integra ações do Coletivo Sindical do Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”, da Comissão Nacional da Verdade, e vem reunindo testemunhos de violências e perseguições a sindicalistas e trabalhadores durante a ditadura.

Os dirigentes metroviários que atuavam em 1983, quando o Sindicato sofreu intervenção, serão homenageados no ato. Também serão homenageados os companheiros Alexandre Leme, Paulo Pasin e Marisa, que hoje são metroviários mas atuaram na categoria metalúrgica no período da Ditadura Militar. Wagner Gomes, ex-presidente do Sindicato, também será homenageado.

O Teatro Cacilda Becker fica junto ao Paço Municipal, no centro da cidade de São Bernardo do Campo. O endereço é praça Samuel Sabattini, 50 – Paço Municipal.