Ato no dia 3/12 denunciará práticas antissindicais no Brasil

direito_greve_folder2013a.jpgEm 2007, depois de duas greves, os metroviários de São Paulo foram vítimas de vários ataques por parte do governo do Estado. A direção do Metrô de São Paulo e o governo do Estado demitiram 66 trabalhadores, fato que teve repercussão nacional.  Vários sindicatos se mobilizaram em solidariedade a esses companheiros.

Foram procurados vários órgãos para denunciar este ataque aos metroviários, entre eles a OIT (Organização Internacional do Trabalho), que condenou o governo brasileiro por prática antissindical.

Com decisão favorável, os metroviários procuraram novamente a direção da empresa e o governo do Estado, por meio da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), para que a referida deliberação fosse cumprida e os companheiros reintegrados ao trabalho.

Porém, para surpresa de todos, os representantes do governo e do Metrô informaram não reconhecer a OIT. O fato está registrado em ata de reunião na SRTE.

Diante desta situação e depois de várias mobilizações os metroviários irão realizar um ato com a presença do representante da OIT no Brasil e também da Coordenação Nacional de Liberdade Sindical (Conalis), onde será debatido mais este ataque.

O ato será realizado no dia 3 de dezembro (terça-feira), às 18h30, no Sinsprev (Sindicato dos Previdenciários de São Paulo). O endereço é rua Antonio de Godoy, 88, 5º andar, Centro, São Paulo/SP.

Também serão denunciadas outras ações de governos e patrões que atentam contra a liberdade sindical, como, por exemplo, a tentativa do governo federal de enviar ao Senado uma proposta que "regulamente" o direito de greve dos servidores.

 

Ato no dia 3/12 (terça-feira), às 18h30 no Sinsprev
Rua Antonio de Godoy, 88 – 5° andar – Centro – São Paulo/SP

 

Participação de
Stanley Gacek, diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Francisco Gerson Marques, procurador do MPT da 7ª Região e coordenador da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical)

 

Organização
Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários)
Sindicato dos Metroviários de SP