Audiência Pública “Os escândalos no Metrô”

As denúncias de desvios, calote, sucateamento e corrupção no metrô são tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesp), que ocorrerá no dia 6/4, às 18h, no Auditório Teotônio Vilela. Convocada pela Frente Parlamentar em Defesa do Metrô Público, e sob a coordenação do deputados estaduais Raul Marcelo (PSOL-SP) e Carlos Giannazi (PSOL-SP), a audiência vai denunciar a atuação dos governos do PSDB no processo de degradação do metrô.

Recentemente, revelou-se que o governo do estado deu um calote de R$ 66 milhões nas verbas das gratuidades ao metrô e deixa 26 trens novos sem utilização e “canibaliza” composições para o estoque de peças. Existe ainda o desperdício com o sistema CBTC, comprado há anos e sem sua plena utilização, que coloca a população em risco sem ter operador de trem.

O cartel do metrô e da CPTM, investigado na Justiça, é um dos motivos que levam à mobilização. 11 empresas são acusadas de formação de cartel e o Ministério Público exigiu a devolução de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, mas nenhum político foi punido. Os casos apontam fraudes em contratos nos governos de José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB.

O outro tema da audiência é a abertura de processo sobre o favorecimento de políticos na compra de merendas escolares. Entre os envolvidos estão o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB-SP), e o chefe de gabinete do governo do estado, Luiz Roberto dos Santos.

Participe da audiência e lute por mudanças!