Campanha Salarial 2012: Assembleia aprova pré-pauta de reivindicações

A assembleia realizada no dia 13 de março aprovou a pré-pauta de reivindicações entregue à empresa. Entre as reivindicações deste ano estão: reposição salarial, aumento real, 36 horas para todo o quadro operativo e reajuste do VA e VR

O Sindicato solicitou levantamento ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) sobre as perdas salariais da categoria, que apontou alguns índices do período de 1º de maio de 2011 com projeção até 30 de abril de 2012.

Segundo o ICV-Dieese, as perdas chegariam a 4,57%. O INPC-IBGE calcula em 4,95%. Já o IPC-FIPE é de 4,02%. O índice do IPCA-IBGE calcula as perdas em 5,14%. A assembleia decidiu que adotará o mais alto entre esses índices. Ainda faltam dois meses para esses índices serem efetivamente calculados.

A assembleia também aprovou a reivindicação de 14,99% de aumento real, levando em consideração que o número de usuários transportados em 2011 teve um acréscimo de 14,99% em comparação há dois anos. Esse cálculo foi feito pelo Dieese. Foi aprovado também que o VA deve ser reajustado para R$ 280,45 e o VR terá que ter um reajuste de 7,35% mais produtividade. A pauta de reivindicações também será defendida para os trabalhadores da Linha 4-Amarela e terceirizados, já que também pertencem à categoria metroviária.

No Congresso da categoria, dias 13, 14 e 15 de abril, além da complementação da pauta de reivindicações será traçado um Plano de Lutas e também será eleita a Comissão de Negociação, com a possibilidade de inclusão de áreas não atendidas no decorrer das setoriais da organização da Campanha Salarial.

Acesse a pré pauta de reivindicações aqui.