Campanha Salarial: Metrô só enrola na primeira negociação!

Primeira reunião de negociação da Campanha Salarial 2013, realizada em 3 de maio.Na abertura da negociação, o Metrô apresentou uma carta prévia se posicionando sobre os itens da pauta desta reunião. O Sindicato e a Comissão de Negociação rejeitaram este formato, porque na prática significa não haver negociação.

A empresa também divulgou mais um boletim “Linha de Frente” antes da negociação afirmando que os primeiros itens da pauta já estavam acertados.

Ou seja, informa aos trabalhadores que itens como Ações Afirmativas, Treinamento/Aperfeiçoamento, Gestão Empresarial Democrática, entre outros, já estavam fechados. Mentira!

Outro problema que ocorreu é que, embora a Comissão de Negociação do Sindicato tenha 43 componentes, o Metrô quer liberar apenas 25 pessoas para participar das reuniões. No entanto, a empresa trouxe 38 representantes dela. Chegou ao absurdo de ter áreas que em havia representante da empresa, mas não havia dos trabalhadores.

Outra questão que foi posta pelos trabalhadores foi a exigência do fim da terceirização dos testes no Pátio e no EPB. A empresa ficou de responder, mas a Comissão com firmeza colocou que se não acabar, na assembleia do dia 7, vamos discutir a paralisação destas áreas.