Categoria mobilizada pode garantir Acordo e direitos

O Sindicato terá reunião na sexta (12/6) com o secretário de Transportes Metropolitanos, onde reivindicará a realização do Plano de Emergência em Defesa da Vida, prorrogação do Acordo Coletivo e negociação após o fim da pandemia. A mobilização dos trabalhadores é fundamental para evitar a retirada de direitos.

O Sindicato enviará carta ao Metrô para apresentar uma proposta de calendário de negociação, calendário de setoriais, comissão de negociação, pagamento da segunda parcela da PR, questões sanitárias, realização de testes, entre outros. Defende ainda a posição de negociação somente quando a crise da Covid-19 estiver controlada. Os trabalhadores estão dispostos a dialogar com a empresa sobre um calendário de negociações caso haja a necessidade de se negociar neste momento.

Recém-votada pela Câmara Federal, a Medida Provisória 936 aprovou a ultratividade (manutenção dos direitos mesmo após o vencimento do ACT) e preservação dos acordos, garantindo a  participação dos sindicatos nas negociações.  Os representantes sindicais questionarão as recentes medidas de flexibilização da quarentena em pleno crescimento da curva de contaminados e mortos pelo novo coronavírus.

A categoria presta um serviço essencial e deve ter as condições para negociar e os direitos preservados. Participe das reuniões, setoriais e mobilizações, sempre respeitando o distanciamento social.