Centrais reunidas decidem ocupar Brasília contra reformas

Centrais-Sindicais

Em reunião ocorrida no dia 4/5 as Centrais Sindicais brasileiras garantiram que vão intensificar as lutas contra os ataques do governo Temer. As entidades divulgaram a semana de “Ocupa Brasília”, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de maio com uma grande marcha de trabalhadores no dia 24.

Nesse período trabalhadores de todo o País vão se deslocar e ocupar a capital federal com manifestações e pressionando os parlamentares a votarem contra a retirada de direitos em curso através das reformas. Haverá ainda uma comitiva permanente de dirigentes sindicais no Congresso Nacional para pressionar os deputados e senadores e também atividades em suas bases eleitorais para que votem contra a retirada de direitos.

Os dirigentes Centrais avaliaram a greve geral de 28/4 como uma das maiores mobilizações da história da classe trabalhadora. A forte paralisação teve adesão em fábricas, escolas, órgãos públicos, bancos, transportes urbanos, portos e outros setores da economia. Contou, ainda, com o apoio de entidades da sociedade civil como a CNBB, a OAB, o Ministério Público do Trabalho, associações de magistrados e advogados trabalhistas, além do enorme apoio e simpatia da população.

As Centrais prometeram que se os projetos que acabam com os direitos não forem retirados haverá novamente a possibilidade de realizarem outra greve geral ainda mais forte do que foi o 28 de abril.

Participaram da reunião:

CUT – Central Única dos Trabalhares
CTB – Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil
CSP Conlutas – Central Sindical e Popular
Força Sindical
UGT – União Geral dos Trabalhadores
CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil
CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros
Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores