Chega de mortes, acidentes e doenças do trabalho!

Em todo o mundo o dia 28 de abril é dedicado à Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi instituída em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho.

No Brasil, o número de acidentes de trabalho voltou a crescer em 2021. A OIT divulgou recentemente dados sobre o tema. O estudo foi atualizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho. Segundo a pesquisa, nos últimos 10 anos, entre 2012 e 2021, mais de 22,9 mil pessoas morreram em acidentes de trabalho no País.

No período, foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente.

Entre 2020 e 2021, durante a pandemia, foram registradas 33 mil CATs e 163 mil afastamentos com casos de Covid-19. Enfermeiros, técnicos e auxiliares foram os mais afetados, somando 52% das comunicações. Quanto aos afastamentos, os mais atingidos foram faxineiros, vendedores de comércio varejista, alimentadores de linha de produção, auxiliares de escritório em geral e motoristas de caminhão.

Para evitar a enorme mortalidade que ocorre no Brasil, o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de SP reafirma a necessidade da permanente luta pelas melhorias das condições de trabalho. Também é preciso ressaltar que uma das causas do aumento de acidentes é a flexibilização da legislação trabalhista realizada pelos governos Temer e Bolsonaro.

Todo o apoio à luta dos sindicatos, CIPAs e de movimentos sociais e de saúde do trabalhador por melhoria das condições de trabalho!

Fonte: OIT Brasil