Chega de SUFOCO e de agressões às mulheres

Está aberto o debate sobre o porquê acontecem as agressões e os ataques às mulheres e como fazer para evitar que continue se repetindo. As agressões vão desde tirar fotos até estupro. Nós somos parte desse debate e devemos seguir colocando nossa visão.

É preciso compreender que as mulheres não são culpadas de serem atacadas, elas são as vítimas. Nada justifica que um homem espanque, se esfregue, ataque ou estupre uma mulher pelo simples fato dele ser homem e ela ser mulher, ou pela forma dela se vestir. É inadmissível esse tipo de comportamento.

Sabemos que a falta de funcionários é um dos maiores problemas para evitar essas agressões dentro do Metrô, ainda por cima se juntarmos a isso a superlotação do metrô que nas últimas semanas tem batido recordes de usuários(as), na última sexta-feira ultrapassamos a barreira dos 4milhões, nosso quadro de funcionários não tem aumentado na mesma proporção que o aumento de usuários(as).

As agressões atingem as mulheres trabalhadoras que utilizam diariamente o Metrô e por isso estaremos nos reunindo com a Empresa para proporemos algumas medidas imediatas que podem ajudar a que essas lamentáveis histórias não fiquem impunes, como:

– fazer uma campanha de conscientização dos usuários,

– ampliar os canais de denuncias como forma de coibir e intimidar os agressores,

– adequação da DELPOM para melhor atender as mulheres vítimas de violência possibilitando a diminuição do constrangimento que as mulheres sofrem ao denunciarem,

– a contratação imediata de mais funcionários para dar melhores garantias de uma viagem segura para todos, principalmente para as mulheres.

De nossa parte faremos todos os esforços para colocar uma campanha de conscientização na rua, estaremos junto com outras entidades sindicais e de mulheres, distribuindo uma carta aberta para à população contra os ataques às mulheres.

Como parte de nossa campanha enviaremos uma carta para a Rede Globo para que esta retire do ar a parte do quadro do Metrô Zorra Total, que trata de forma desrespeitosa o fato das mulheres serem atacadas dentro do metrô e dão a entender que as mulheres deveriam aproveitar, pois não achamos nada engraçado essa forma de tratar o assunto, pois banaliza as agressões e com isso contribui para que os agressores se sintam à vontade para cometer seus crimes.

Colocaremos nosso Sindicato à disposição para denúncias, propostas e debates sobre o assunto. Participem! Entrem em contato com a Secretaria e Comissão de Mulheres do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Nosso email: [email protected]