Com privatização, Linha 5 tem falhas e queda da qualidade

Desde que a operação da Linha 5 – Lilás do metrô passou para a concessionária Via Mobilidade, no dia 4/8, o trecho tem apresentado diversas falhas ocasionando lentidão, maior tempo de intervalo entre trens e estações lotadas. Nesses poucos dias a população da região já sente os reflexos da privatização do transporte.

No dia 6/8 o metrô na Linha 5 ficou paralisado e trens foram esvaziados após falhas. Segundo a Via Mobilidade, consórcio comandado pela CCR, houve sinalização indevida no sistema de portas. Na manhã desta quinta (9/8) novamente se viu as plataformas lotadas e trens com velocidade reduzida.

O Sindicato denuncia a privatização como responsável pelas más condições de administração do transporte público, falta de investimentos e precarização do trabalho. Funcionários têm salários menores e jornadas maiores, sofrem mais assédio e recebem menos treinamentos.

O metrô público estatal desenvolveu tecnologia e oferece qualificação aos trabalhadores, que há décadas mantêm o alto nível de qualidade do transporte. A empresa privada não tem condições técnicas para operar e tratar as ocorrências.