Contraponto ao desmonte do Estado

Na semana de comemoração dos 29 anos do Sindicato, é importante relembrar a história de lutas e conquistas da categoria metroviária e ressaltar o papel fiscalizador que esta entidade desempenha, para manter a qualidade dos serviços públicos para a população.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo é uma das forças progressistas deste estado, que faz um contraponto à política de desmonte aqui instaurada há quase duas décadas.

Uma política implantada por governantes que repassaram várias de suas atribuições a terceiros. Falamos da venda de bancos, como a Nossa Caixa; da concessão das rodovias a empresas privadas que cobram pedágios abusivos; da privatização da Linha 4 – Amarela e da tentativa de privatizar o sistema de arrecadação do Metrô, CPTM e da SPTrans.

Isso sem contar com a forma truculenta com que este governo trata os seus servidores, como os professores e policiais, afirmando sua característica antidemocrática e contrária aos avanços sociais.

Este Sindicato se opõe esta forma de governar. Ao completar 29 anos, temos orgulho de nossa história. Olhamos para trás com satisfação por ter participado de lutas históricas pela manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores e de todos os cidadãos, e pela valorização dos serviços públicos.

Há inúmeros episódios que podemos relatar; fotos e vídeos que podemos mostrar, com altivez. De forma bem sucedida, estas mobilizações surtiram valorosos efeitos na categoria metroviária, que hoje tem importantes direitos garantidos em acordo coletivo.

Mas com a conivência e blindagem da grande mídia, ainda perdura esta política de desmonte do Estado, que ocasiona prejuízos para a maioria da população. Uma política de exclusão e de privilégios de poucos, que também pode ser exemplificada com a substituição do projeto de metrô pela construção do monotrilho entre Cidade Tiradentes e Vila Prudente.

Em tempos de eleição estadual e federal, o Sindicato inicia mais um ano de sua história com vigor e disposição para mudar este contexto, e avançar nas conquistas da categoria e para a população como um todo.

Uma missão e tanto frente aos desafios, mas temos gabarito para isso.

Parabéns aos metroviários pelos 29 anos de organização junto com o Sindicato! Pelo exemplo de combatividade e construção de uma categoria referência nas lutas contra políticas como a que está implantada em São Paulo!