Dia das Mães Trabalhadoras

A comemoração do Dia das Mães, como conhecemos hoje, se popularizou a partir dos Estados Unidos em 1914, mas a sua celebração teve origem na Grécia e na Roma Antigas. Os cultos de adoração às divindades que representavam as mães se realizavam nas festas primaveris – que se referiam às colheitas, ao renascimento – dessas sociedades. Com o passar do tempo, celebração foi crescendo, sendo festejada em quase todo o mundoNo século XVII, surgiu o Dia das Mães na Inglaterra e, desde então, os operários passaram a ter esse dia de folga para visitarem suas mães.

No início do Século XX, a celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de Anna Jarvis, uma jovem norte-americana que havia perdido sua mãe, a ativista Anna Maria Reeves Jarvis, em 1905. Anna valorizava as mulheres que exerciam a maternidade e em 1858 fundou o “Clube do Dia das Mães Trabalhadoras”que realizava campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil. Como a mãe, Anna também se tornou ativista. Depois que sua mãe faleceu, com o apoio de outras mulheres, iniciou uma campanha para ressaltar a importância da figura materna na sociedade e conseguiu fazer com que fosse reservado um dia em comemoração às mães: a data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914 e se popularizou pelo mundo.

Anna Jarvis ficou bastante desapontada ao perceber que o evento havia se tornado comercial, pois o seu principal objetivo era reunir mães e filhos celebrar a presença materna. Nas palavras dela: Não criei o dia das mães para ter lucro”, mostrando sua indignação ante esse fenômeno comercial, pois em muitos países, a celebração é considerada uma das mais altas temporadas de lucros e movimentação de consumidores.

Hoje os direitos das mães, principalmente das mães trabalhadoras, desempregadas, pobres e estudantes, devem estar na vanguarda das lutas e, também, oferecendo meios de trazer as mães às lutas e valorizar suas necessidades. Nosso Acordo Coletivo de Trabalho inclui e incluirá muitas pautas direcionadas às mães, como por exemplo, a incorporação da nova lei do Programa Emprega + Mulheres (Lei Nº 14.457, de 21/09/22), que você pode conferir detalhes (acesse AQUI). Assim, convidamos todas as mulheres e mães a estarem participando das atividades sindicais e da Campanha Salarial.

UM FELIZ E DE LUTA DIA DAS MÃES A TODAS QUE FAZEM AS ENGRENAGENS DO MUNDO GIRAR!

MÃES POR VIDA DIGNA E DIREITOS!