Encontro reúne trabalhadores de todo o mundo contra a privatização

Entre os dias 1º e 3 de julho, o Sindicato recebeu delegações de 19 países e de diversos estados brasileiros em um encontro que discutiu as tendências de privatização em todo mundo. Com aspectos semelhantes, as tentativas de retirada do caráter público de setores essenciais às populações são comuns em todos os casos.

A redução da presença do Estado no controle e administração da coisa pública é fundamental para que os lucros dos transportes possam passar diretamente para as mãos de empresários e grupos financeiros que operam em diversos países. Multinacionais como CAF, Siemens, Bombardier estão envolvidas em escândalos no Brasil que envolvem contratos como os de reforma e compra de trens em São Paulo.

O Encontro reuniu trabalhadores de diversos modais de transportes como ferroviários, rodoviários, aeroportuários e portuários. As formas de entrega do serviço público para a iniciativa privada ocorrem distintamente, seja pela privatização direta ou via concessão, PPP’s etc. Estiveram presentes representantes do Reino Unido, Chile, Botswana, Espanha, Grécia, Portugal, EUA, Líbano, Namíbia, França, Senegal, Marrocos, Mali, Tunísia, Argentina, Índia, Síria e Cashimira, e estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco.

Condições de trabalho precárias, longas jornadas, várias formas de assédio, terceirização são exemplos das situações análogas de aumento da exploração que se encontram os trabalhadores de todo o mundo.

A unidade na luta contra o avanço das políticas privatistas, capitaneadas pelos defensores do neoliberalismo, foi o tom do evento. O Encontro foi um importante espaço de confraternização entre os povos e na aprovação de ações conjuntas no combate aos ataques de governos, conglomerados monopolistas e patrões. Foi aprovada uma carta e diversas moções de solidariedade, além de um dia de lutas contra a privatização.

Trabalhadores de todo o mundo: uni-vos! 

-21