Enem: fechamento de gráfica RRD, o descaso com a educação e os trabalhadores

O governo Bolsonaro dá inúmeros sinais de despreparo e falta de condições para administrar o País. Entre vários escândalos e propostas absurdas, que vão da defesa do regime militar a uma proposta de reforma da Previdência perversa ao povo, um dos mais preocupantes atualmente é a falência da gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em meio à crise que já dura mais de 3 meses, o Ministério da Educação (MEC) está paralisado. O Inep, órgão que promove o Enem, está sem presidente desde o dia 26/3 e o ministro Ricardo Vélez passa diariamente por constrangimentos e tumultos. Além disso, o governo anunciou um corte de R$ 5,83 bilhões no orçamento da Educação.

A demora na resolução de questões básicas para o funcionamento do ministério colocam em risco a realização da prova do Enem, assim como as políticas de sucateamento e desmonte da educação ameaçam com iminente queda de qualidade do ensino no País. O Sindicato vê com muita preocupação o caos no MEC e se solidariza com os trabalhadores da gráfica e os milhões de estudantes que dependem da realização do Enem.