Goteiras nas estações refletem degradação do sistema

Os baldes colocados na estrutura da estação Brigadeiro e a morosidade para solucionar este problema evidenciam a falta de preocupação do Metrô e governo estadual com a conservação e manutenção dos espaços públicos, com a qualidade da prestação de serviços à população e com a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

Não são só as ruas e casas de São Paulo que estão sendo afetadas pelas fortes chuvas que assolam a cidade desde o final do ano passado. A estação Brigadeiro também poderia entrar na contabilidade de pontos de alagamento na cidade, não fossem os vários baldes colocados estrategicamente no teto das bilheterias e da estação.

Mesmo assim, os metroviários que trabalham naquele local não escapam do mau cheiro de umidade, que já se tornou constante nas bilheterias, agravando problemas respiratórios, de rinite, sinusite, entre outros.

Mas os danos causados pelas goteiras e alagamentos não param por aí, pois parte do mobiliário da estação foi danificado pela água e está inutilizado, a exemplo de um cofre daquela bilheteria.

Os usuários também não escapam da mira das goteiras, principalmente enquanto enfrentam longas filas para comprar seu bilhete. Neste momento, acabam sendo submetidos a um problema dobrado, já que um dos guichês do acesso da estação acaba interditado por conta dos alagamentos, sobrando apenas um para atender toda a demanda da estação.

O Sindicato recebeu denúncias de que também há várias infiltrações no túnel entre as estações Consolação e Trianon, agravando a falta de conservação das instalações do Metrô.

A empresa alega que já contratou uma empresa para solucionar estes problemas, mas até agora nada foi feito.

Diante desta situação, que faz parte de uma das pendências que estão sendo encaminhadas pela CIPA da Linha 2 – Verde, o Sindicato continuará cobrando que o Metrô tome as providências necessárias para solucionar este problema, fazendo valer o direito dos metroviários de ter saúde e segurança no trabalho, e dos cidadãos terem um serviço de transporte público digno.

Veja algumas fotos que ilustram a situação da estação Brigadeiro:

pg4fto3

pg4fto2

pg4fto1