Informe sobre reunião do Sindicato com o Secretário de Transportes Metropolitanos e o presidente do Metrô

Presentes:
Alexandre Baldy (Secretário de Transportes Metropolitanos), Silvani Pereira (Presidente do Metrô), Alfredo Falchi (Diretor de Assuntos Corporativos), Camila Lisboa e Wagner Fajardo (coordenadores gerais do Sindicato dos Metroviários de SP).

O Sindicato apresentou os seguintes pleitos:

Sobre a Campanha Salarial

Foi colocado que é melhor para os trabalhadores, para a empresa e para os usuários que o processo de negociação fosse estabelecido após a pandemia, para que todos pudessem se concentrar no combate ao coronavírus e na proteção da saúde e da vida dos trabalhadores e usuários.

A posição da empresa e do Secretário de Transportes foi de que esse processo precisa ser estabelecido agora porque o Metrô precisa alterar itens do Acordo Coletivo para enfrentar esse momento de crise econômica e queda na arrecadação.

O Sindicato declarou que não vai deixar de participar do processo e levantou a necessidade de que haja:

1) a garantia da ultratividade do Acordo atual enquanto perdure as negociações,

2) a organização de uma Comissão de Negociação e

3) a garantia de um horário reservado para realização de setoriais virtuais, bem como o direito de atuação do Sindicato nas áreas.
Sobre a pandemia

O Sindicato defendeu que os trabalhadores acima de 60 anos não sejam convocados para retornar ao trabalho, que a entidade possa participar dos comitês da Covid-19 e que a decisão judicial sobre os testes seja garantida.

Respostas

Sobre todos esses temas, os representantes da empresa e o Secretário solicitaram que o Sindicato sistematize todas as reivindicações para a realização de nova reunião na próxima terça-feira, 16/6, às 9h, quando eles darão um retorno.

O Sindicato reafirma a importância da mobilização de toda a categoria para essa negociação e a importância da participação de todos nas setoriais, lives e assembleias para que possamos resistir à ofensiva sobre nossos direitos.