Metrô tem que fechar as estações menores

Os governos (federal de Bolsonaro, estadual de Doria e municipal de Covas) demoraram em tomar atitudes para controlar o surto do coronavírus. O Sindicato dos Metroviários entende que algumas ações devem ser tomadas imediatamente para evitar que o metrô dissemine fortemente o coronavírus.

Em primeiro lugar, defendemos que os governos devem parar todos os serviços que não são essenciais (como produção, bancos, comércios e demais serviços) à população. No caso do Metrô, é importante que as estações menores sejam fechadas imediatamente. O governo estadual deve orientar o Metrô a realizar um Plano de Contingência para diminuir o número de usuários.

Já o Metrô deve obedecer as resoluções do governo estadual no sentido de afastar de suas funções os metroviários com mais de 60 anos e que façam parte do grupo de risco, sem corte dos salários e demais vencimentos.

O Sindicato reafirma a necessidade de higienização constante dos trens e das instalações do Metrô. Insiste também na disponibilização de luvas, máscaras e álcool gel para todas as áreas da empresa. Todas essas orientações também devem ser válidas para os funcionários da ViaQuatro, ViaMobilidade, monotrilho, VLT e terceirizados.

Há a necessidade urgente de testes imediatos do coronavírus para todos os trabalhadores e a população. Fundamental também é a formação de um Fundo Nacional de Emergência para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).