Metrô tem que manter o “vale-peru”!

Os metroviários querem receber o vale-alimentação adicional, que é pago desde 2013. O próprio Metrô, no início da Campanha Salarial 2019, enviou carta ao Sindicato confirmando o pagamento da cota extra.

No dia 28/3, a empresa enviou carta ao Sindicato. Nela, o Metrô oficializou sua proposta inicial ao Sindicato sobre a Campanha Salarial constando o vale-alimentação: “concessão de uma cota extra, em caráter excepcional, paga no final do mês de novembro para utilização em dezembro”. A proposta foi negada pela categoria, já que continha vários ataques, principalmente ao Plano de Saúde.

O fechamento da Campanha se deu por decisão judicial. O Tribunal Regional do Trabalho determinou a renovação de todo o Acordo Coletivo e o cancelamento de todas as punições por retirada do uniforme e uso do adesivo. O assunto VA não foi abordado pelo Tribunal.

Como o VA adicional não consta do Acordo, a empresa simplesmente está se negando a pagá-lo. O Sindicato e a categoria entendem que o Metrô está se mostrando insensível ao Natal dos metroviários. A empresa paga o 13º do VA desde 2013, mesmo sem constar de Acordo Coletivo, e ele já é considerado um benefício assegurado.

O Sindicato está aguardando o retorno de carta solicitando uma reunião com a empresa sobre o assunto. Enquanto isso, orienta a que todos que não façam hora extra nem “quebra galhos” no final do ano.