Metroviário é esfaqueado na Sé: Queremos mais segurança!

Um funcionário da estação Sé do metrô foi esfaqueado na madrugada de sexta (13/9). O metroviário Rodrigo Oliveira, Operador de Transporte Metroviário (OTM1), foi atacado quando um morador em situação de rua tentava entrar no transporte sem pagar a passagem. Por pouco Rodrigo não foi morto no local de trabalho.

Os casos de violência contra funcionários têm sido cada vez mais frequentes e assustam toda a categoria. O Sindicato têm feito constantes denúncias apontando a falta no quadro de funcionários, pois avalia que isto propicia para o alto índice de agressões aos metroviários.

Este tipo de situação, que envolve pessoas em vulnerabilidade, assim como em ocorrências com ambulantes do comércio ilegal no metrô, é consequência da grave crise que o País atravessa. O alto índice de desemprego, do desalento, da piora das condições de trabalho e o crescimento da miséria refletem diretamente neste caos social. Portanto a grande responsabilidade é dos governos que devem atuar para resolver estes problemas.

O Sindicato exige mais segurança para os trabalhadores e usuários do transporte. Há tempos denunciamos os casos e defendemos estratégias e melhores condições para os funcionários em suas funções. Solicitaremos uma reunião urgente com a empresa para reivindicar soluções emergenciais, ao mesmo tempo que organizaremos setoriais com os funcionários da estação Sé para debater medidas que evitem os riscos.