NÃO FAÇA ADESÃO ao Plano de Carreira!
Sem discussão é não à adesão!
As assembleias dos Sindicatos dos Metroviários e dos Engenheiros definiram pelo boicote coletivo ao novo Plano de Carreira, para exigir que o Metrô abra negociação com a categoria. 82% dos votantes na assembleia dos Metroviários e 87% dos votantes da assembleia dos Engenheiros definiram por essa posição.
Plano Fim de Carreira
Este foi um posicionamento importante para fortalecer a mobilização coletiva e pressionar a empresa, que quer impor goela abaixo um plano sem nenhum diálogo com os trabalhadores, que legaliza o desvio de função e dificulta qualquer avanço na carreira, pavimentando o caminho para a privatização.
Boicotar para Negociar
A estratégia do boicote ao Plano de Carreira tem por objetivo que a negociação seja aberta. Ao longo da Campanha Salarial dos dois sindicatos, tentou-se abertura de negociação sobre o Plano, mas o Metrô se mostrou irredutível. Se houver baixa adesão, o Metrô vai ter que negociar.
Assédio Moral
Além de sonegar informações, a empresa tem utilizado o ASSÉDIO MORAL como principal instrumento para pressionar a adesão: chegou ao absurdo de apresentar um “treinamento sobre plano de carreira”, em EAD, que diz “que sua realização estará vinculada às metas da PR”. Isso é um assédio moral coletivo institucional, que vem junto com assédio individual.
ATENÇÃO: gravar o assédio!
As frases do assédio moral vinculado ao Plano de Carreira já estão sendo faladas, são elas:
- “Você vai ficar para trás”;
- “Para ter uma sobrevida na empresa, você precisa aderir”
- “Quem não aderir, pode ser dispensado”
ISSO É TUDO ASSÉDIO e assédio é ilegal! Esses são alguns exemplos do que alguns chefes estão falando aí. Não se deixe intimidar, pois existem instrumentos coletivos de combate ao assédio. Se quiser, grave essas conversas e DENUNCIE!
A LUTA É COLETIVA!
Nossa maior força é nossa luta coletiva. Não vamos cair em conversa fiada da empresa que se nega a ouvir os trabalhadores para elaborar um plano de carreira digno. Vamos fortalecer a campanha para exigir negociação. Nenhuma adesão ao novo plano de carreira, é hora de boicotar para negociar!