Nota de apoio às torcidas organizadas que estão protestando

Nota de apoio às torcidas organizadas que estão protestando

noticias_destaque_torcidas
Quem vai punir o ladrão de merendas?

No último sábado, 19, após a partida entre Corinthians e Linense em Itaquera, a Policia Militar agiu de forma truculenta a fim de intimidar a Gaviões da Fiel e demais torcidas organizadas do clube alvinegro que estão desde o início do ano protestando politicamente nas arquibancadas com faixas que cobram a instalação de uma CPI para investigar o esquema de desvio de merendas praticado pelo governo tucano no estado de São Paulo.

O estacionamento da Arena Corinthians virou cenário de um confronto desproporcional onde a PM encurralou os torcedores que saiam tranquilamente da arena. Golpes de cassetetes e bombas de gás lacrimogênio foram utilizados exaustivamente, atingindo torcedores com crianças e vendedores ambulantes em toda a rampa de acesso ao estádio. O mal estar provocado pelos efeitos das bombas foram sentidos até mesmo na estação Corinthians Itaquera conforme relatos de funcionários e usuários do metrô.
A truculência da PM no entorno da Arena repetiu o procedimento de terror utilizado pela corporação nos atos deste ano contra o aumento da tarifa e nos atos dos estudantes contra o fechamento de escolas ano passado.

A Gaviões da Fiel iniciou os protestos em janeiro com faixas cobrando a CPI das Merendas, questionando o autoritarismo da Federação Paulista de Futebol e o poder da Globo sobre o esporte. As demais torcidas organizadas do Corinthians aderiram rapidamente e logo os protestos se alastraram pelo estado com manifestações das torcidas do Santos, Juventus, Botafogo de Ribeirão Preto, Velo-Clube, entre outros clubes paulistas. A intimidação da PM se fez presente na maioria dos casos.

O Sindicato dos Metroviários se solidariza com os torcedores que legitimamente levam sua pauta de reivindicações para as arquibancadas através de protestos pacíficos. Repudiamos a ação violenta da Polícia Militar que pratica nos estádios os mesmos métodos de truculência e abuso do poder que presenciamos nos atos de rua e em nossas greves com a conivência e o aval do governo de Geraldo Alckmin.

Enquanto torcedores são atacados no estádio por simplesmente protestarem, resta a pergunta: Quem vai punir o ladrão de merendas?