O Metrô está em colapso!

estacaolotadaA Cia. não pode apagar de sua história uma série de episódios caóticos ocasionados pela canibalização de peças, pela degradação do próprio sistema e, agora, pela superlotação. Para não assumir essa responsabilidade – ainda mais em período eleitoral –, o governo do Estado insinuou sabotagens ou qualquer outra ficção, mas quem vive o dia a dia na empresa e na operação tem certeza de que este sistema está esgotado, e que é preciso muito investimento e a implantação de medidas eficazes para superá-lo!

O caos vivido pelos paulistanos na manhã do dia 21/09 foi gerado por uma falha de porta, que provocou um efeito cascata em todo o sistema.

O problema aconteceu em um primeiro trem parado próximo a estação Sé, e as composições que vinham atrás também ficaram com sua circulação comprometida.

Os usuários deste primeiro trem acionaram o “botão soco” e saíram do trem. Com isso, a via precisou ser desenergizada e a consequência veio em cadeia.

As pessoas saíram dos trens e prosseguiram suas viagens caminhando pelas vias, e enquanto todos os usuários não foram retirados, não foi possível normalizar a operação.

Sem folga

O limite de capacidade do Metrô já extrapolou há muito tempo. Há novos trens circulando, mas não foram construídas vias alternativas para atender a alta demanda de passageiros, como a que vem da parte leste da cidade.

Os 65,3 quilômetros de metrô existentes na maior megalópole da América Latina não comportam a quantidade de pessoas que precisam se locomover! Certamente o monotrilho também não cumprirá este papel.

É preciso acelerar esta expansão, que não passou de 116 metros por mês ou 1,39 quilômetro por ano, nas últimas duas décadas.

E não adianta construir monotrilho para a população de Cidade Tiradentes, por exemplo. Até o dia em que esse projeto estiver pronto, a demanda daquela região já terá dobrado, e esse meio de transporte nascerá obsoleto!
São Paulo tem altíssimas demandas e, consequentemente, precisa de mais transporte de alta capacidade! Essa história de monotrilho não vai dar certo!

Mérito metroviário

A qualidade do trabalho dos metroviários é o que se sobressai em meio ao caos ocorrido no dia 21/09! Mais uma vez a categoria demonstrou a sua competência e capacidade de atuar em situações adversas, com destaque para o pessoal operativo, que se desdobrou para que a situação voltasse ao normal, e para o pessoal de manutenção, que trabalhou afinco para que os 17 trens depredados fossem reparados e voltassem circular.

Isso não é sabotagem! É comprometimento!