O PDV e a privatização do metrô

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou na terça-feira (21 de junho) que irá lançar um PDV (Plano de Demissão Voluntária) no Metrô, a partir de julho. O anúncio foi feito num momento em que a falta de funcionários é enorme. Em todos os setores do metrô são necessárias contratações para que a população seja melhor atendida.

Demitir trabalhadores exatamente quando se precisa contratar. Essa é a política que o governador Alckmin manda Pelissioni executar. Além da falta de compromisso com os trabalhadores e a população, Alckmin tem um objetivo claro: privatizar a Linha 5-Lilás do metrô.

Alckmin quer entregar o metrô para a iniciativa privada com o quadro de funcionários mais do que enxuto. Para isso, quer criar um clima de terror na empresa com ameças e intimidações.

O cinismo é tão grande que, durante a entrevista coletiva em que comunicou o PDV, Pelissioni declarou que ele foi feito a pedido dos metroviários. Para ameaçar os trabalhadores, Pelissioni não deixa claro em que setores ocorrerão os possíveis cortes muito menos o número de atingidos.

O PDV é mais um passo de Alckmin para entregar o metrô aos seus amigos empresários. É preciso continuar a contra a privatização!