Progressão salarial doa AEs e ASs

Conforme publicado na edição 540 do Plataforma, ao final da campanha salarial de 2009, a proposta apresentada pelo Metrô estipula a prática de progressões salariais observando os requisitos de desempenho diferenciado, tempo de 12 meses da última alteração de cargo ou salário, compatibilidade entre escolaridade e cargo ocupado, conhecimento adquirido/acumulado, capacitação para atividades e orçamento.

No entanto, isso não atende a expectativa da categoria, nem tão pouco o estipulado na legislação, que prevê que os empregados que exercem as mesmas funções na mesma empresa devem receber os mesmos salários.

Com este entendimento, o Sindicato realizou duas reuniões com AEs e ASs recém-contratados, para tratar do assunto, quando foi eleita uma comissão para se reunir com o Metrô e discutir as diferenças salariais das respectivas funções.

Em correspondência enviada ao Sindicato, o Metrô negou a reunião solicitada e reiterou que manterá as atuais regras praticadas para a progressão salarial na GOP.

Conforme deliberação da reunião com os AEs e ASs, esta pendência será incorporada à pauta de reivindicações de maio, e o departamento Jurídico do Sindicato também está à disposição para aqueles que quiserem acionar a justiça para processo de equiparação salarial.