Reunião com o Metrô sobre a transição do Acordo de Jornada

Depois de quase um mês da assinatura do Acordo de Jornada e várias cobranças do Sindicato, foi realizada a primeira reunião entre o Sindicato e a empresa sobre a transição das escalas. O Sindicato reafirmou as premissas acordadas e aprovadas na assembleia do dia 25 de novembro.

A empresa se comprometeu a dar um retorno ainda na sexta-feira (20/12) sobre a implantação das novas escalas e jornadas que, conforme prevê o e-mail de fechamento da proposta no dia da assembleia, tem que obedecer o critério de tempo na função e tempo de Cia. para todos os quesitos, a saber: escolha das letras nos turnos manhã e tarde e a definição das pessoas que trabalharão no turno noturno da 4x2x6x4.

Em relação ao rodízio, a empresa se comprometeu a fazer uma avaliação técnica que garanta segurança jurídica e, caso não tenha problema, a empresa irá debater o tempo de permanência no turno noturno em negociação com o Sindicato. A empresa informou ainda que não pretende mexer nos turnos Cedão e Tardão.

Neste momento a empresa viabilizará e priorizará a movimentação para a escala 4x2x6x4 dos funcionários da escala 4x1x4x3. Ficou ainda definido que os critérios deverão ser aplicados por todas as áreas envolvidas no Acordo.

Em relação às áreas de manutenção, qualquer alteração de escala e rodízio deverá obedecer os mesmos critérios acima descritos. Além disso, reafirmamos nosso entendimento de que os 30% da escala 5×2 na Corretiva e Restabelecimento também não podem ser implantados de forma compulsória. A empresa ficou de dar um retorno sobre isso.

Quanto à indenização de horas extras dos OTM2 – Tráfego, Linhas 1 e 3, a empresa apresentará ao Sindicato até o final de janeiro a fórmula de cálculo e a forma de pagamento dessa indenização.

A reivindicação de blend para reduzir a jornada diária da 4x2x6x4 não foi tratada na reunião.