Reunião com OTM3 confirma: todos devem se mobilizar!

No último dia 23/5 houve reunião com trabalhadores do OTM3, no Sindicato. Foram quebrados alguns mitos sobre o que pode ou não pode ser feito em mobilizações. Muito foi dito sobre o direito de greve que abrange todos os trabalhadores.

Também foi exposto sobre o cargo, que não é de confiança, mas de carreira, sobre Acórdão do TRT que deixa claro o direito de greve, direito de fazer “piquete” e, inclusive, expõe sobre contingência. Os desembargadores disseram que a penalização de um eventual descumprimento de contingência é dada à entidade sindical e não ao trabalhador.
Além disso, existem atas em que a CONALIS, do Ministério do Trabalho, fala sobre o direito de greve e a empresa reconhece que não pode punir um trabalhador por motivo de greve.

Nesta reunião também foi passado um panorama da participação dos OTM3 nas Campanhas desde 2012. Neste ano, cinco OTM3 fizeram greve, em 2013 houve organização desses trabalhadores para que fossem equiparados com o salário teto da função e conseguiram alcançar esse objetivo.

Já em 2014, quase 30 OTM3 aderiram à greve, muitos retiraram uniforme, utilizaram adesivos, suspenderam operação plataforma entre outras coisas. Em 2015 houve nova mobilização de parte dos OTM3 e muitos, de lá pra cá, vêm conversando com o Sindicato sobre a possibilidade de participação efetiva desse setor em nossas campanhas.
Neste ano, novamente os OTM3 procuraram o Sindicato para poderem participar de alguma forma. Alguns estão utilizando adesivo da campanha, outros estão trabalhando sem uniforme, aderindo ao movimento da categoria.

De um modo geral está havendo um grande interesse a participação desse setor e o Sindicato apoia e busca ajudar na organização desses trabalhadores, para que a categoria esteja cada vez mais unificada.

Os OTM3, a exemplo dos OTM4 que fizeram uma carta publicada no site e jornal Plataforma do Sindicato, também farão uma carta expondo a situação a qual estão submetidos em seus postos de trabalho e apoiando a mobilização da categoria.


Vale ressaltar que nesta campanha os OTM4 estão participando efetivamente e utilizando colete da Campanha Salarial.OTM4

Participe você também, vamos unificar a categoria e nos mobilizar contra os ataques do governo Alckmin e do Metrô!

Vamos juntos nessa luta!