Segunda reunião no TRT: Aumentar a MOBILIZAÇÃO

A categoria mostra sua força, mas a direção do Metrô se mantém intransigente. Dia 6/7 ocorrerá nova conciliação no TRT.

O juiz solicitou ao Sindicato o resultado da assembleia de ontem (30/6). O Sindicato apresentou o gráfico de votação e com isso ficou demonstrado que: 1º) a categoria rejeita a proposta da empresa; 2º) a categoria aceita a proposta do TRT de manutenção e prorrogação do Acordo Coletivo até o fim da pandemia e 3º) que a categoria recuou da greve para fluir a tentativa de conciliação do TRT.

O Sindicato apresentou como contraproposta que o Metrô deve devolver os valores descontados em 30/6 e que, com isso, estaríamos em outro patamar de negociação. O Metrô disse que não estávamos apresentando avanço. Esta opinião do Metrô foi criticada pelo próprio juiz que reconheceu como avanço a não realização da greve em 1º/7 e também reconheceu como contraproposta legítima o restabelecimento do pagamento dos benefícios não realizados em 30/6.

O Metrô seguiu com sua intransigência de não realizar o pagamento dos descontos realizados no dia 30. O Sindicato afirmou e reafirmou que essa é a motivação do Estado de Greve em vigência e do indicativo de greve para 8/7.

A proposta do juiz foi a de realizar nova audiência no dia 6/7, em conjunto com audiência de dissídio, já marcada para esse mesmo dia.
Ficou muito claro para o juiz e para o Ministério Público, presente na audiência, que o Sindicato e toda a categoria estão fazendo um esforço de negociação, mas que, para seu desenvolvimento de forma menos conflituosa, é necessário o pagamento dos valores que a categoria estava esperando no dia 30/6.

Também ficou claro que a empresa mantém sua intransigência. No dia 6 teremos nova audiência. No dia 7/7 teremos assembleia com indicativo de greve para o dia 8/7.

Em Estado de Greve, precisamos aumentar nossa mobilização. Seguir e ampliar a utilização dos coletes, além de realização das setoriais nas áreas.