Sindicato apresenta propostas para negociação

Em reunião com o Metrô no dia 10/7, o Sindicato apresentou as propostas dos trabalhadores para que se estabeleça um verdadeiro processo de negociação: pagamento dos valores descontados em junho, fim dos contratos de ad nutum e GFs, discussão sobre cláusulas sociais, revisão da política para o Metrus, PR e calendário de negociações.

Na reunião, os diretores do Sindicato apresentaram o resultado da assembleia em que a categoria aprovou a suspensão da greve e continuidade das negociações.Os trabalhadores aprovaram a proposta apresentada pelo TRT por 1.962 votos (75,96% dos participantes) de garantir um Acordo Coletivo até 31/12/2020 e estender os efeitos da sentença normativa até junho, com pagamento dos adicionais e valores descontados pelo Metrô.

Cláusulas sociais

O Sindicato defendeu também que a supressão das cláusulas sociais propostas pelo Metrô, como recurso administrativo, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, homologações, mensalidade sindical, jornada de trabalho entre outras, não se justifica pois não tem nenhum impacto econômico para a empresa. Isso foi exposto também em ofício enviado à empresa.

Metrus

Entre os pontos mais delicados e importantes para a categoria está a proposta que visa reduzir a participação da empresa nos gastos com o Plano de Saúde dos funcionários da ativa e dependentes no MSI de 84% para 70%. Além de insensível com relação à saúde da categoria, essa atitude desrespeita o regulamento do Metrus.

PR

Foi reafirmada a necessidade de retomada das negociações sobre a situação pendente de solução do Acordo Coletivo da Participação nos Resultados referente ao ano de 2019. Da mesma maneira que o Metrô considerou necessária a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho neste momento pode dar prosseguimento também neste tema.

Na próxima segunda-feira (13/7) acontecerá nova audiência de conciliação no TRT e no dia seguinte assembleia on-line vai deliberar os próximos passos dos trabalhadores na luta em defesa dos seus direitos. Queremos uma negociação de verdade, com o estabelecimento de um calendário de reuniões. A categoria precisa seguir mobilizada: continue utilizando coletes e adesivos, participe das setoriais e da assembleia.

ASSEMBLEIA on-line em 14/7. Divulgaremos em breve o horário. Participe!

Acesse: https://assembleia.metroviarios-sp.org.br/metro/