TODOS NA ASSEMBLEIA 19/9! Vamos intensificar as lutas contra os ataques do Metrô

Os efeitos da privatização das Linhas 5 e 17 e da terceirização das bilheterias do metrô ocasionaram impactos na vida dos trabalhadores: perda de postos de trabalho e adicionais, mudança de escalas e transferências compulsórias. Além disso, pendências da Campanha Salarial e os diversos ataques praticados pela empresa serão discutidos na assembleia.

Em assembleia no dia 19/9, a partir das 18h30, a categoria vai debater formas de lutas contra os ataques do Metrô e do governo estadual aos trabalhadores. Funcionários de todas as áreas estão cada dia mais sobrecarregados nos locais de trabalho. A empresa tenta retirar direitos e conquistas, veja o que está acontecendo:

ASMs – Fim da escala 5×2

Em reunião da comissão de trabalhadores com o Metrô no dia 10/9, o chefe do OPS anunciou que a Cia. pretende acabar com a escala 5×2. A proposta é a mudança para a escala 4x1x4x3, sob a justificativa de aumento do efetivo aos
finais de semana. Os representantes da categoria rejeitaram essa mudança imposta, que afetaria a qualidade de vida dos funcionários. Haverá reunião ampliada dos ASMs no dia 19/9, às 10h30 e 15h30, no Sindicato para debater esse tema.

OTMs1 – Só a mobilização garante direitos

A mobilização dos OTMs1 da Linha 5, em conjunto com a ação do Sindicato, garantiu que o Metrô recuasse na tentativa de retirar direitos dos metroviários transferidos compulsoriamente. Os funcionários estão assumindo postos nas bilheterias e recebendo os adicionais de quebra de caixa e risco de vida. Seguimos na luta pela valorização da função, contra a terceirização das bilheterias e para que a atividade seja feita só por metroviários, com garantia de
treinamentos e direitos.

OTM2 (Tráfego) – Mantida a escala

Após forte mobilização OTs durante o ano, a empresa recuou da intenção de acabar com a saída na última volta e, através de carta, propôs a manutenção do acordo atual até 26/11. O Sindicato respondeu com o pedido para que se mantenham os critérios atuais até a Campanha Salarial de 2019.

Manutenção – Ajustes das faixas salariais pendentes

Ainda como pendências da Campanha Salarial, os ajustes da faixa salarial dos cargos de Oficial de Manutenção e Instalação em relação ao Oficial de Manutenção Oficial, Técnico de Segurança do Trabalho em relação ao Técnico
de Sistemas Metroviários e Oficial de Movimentação na GLG e GMT seguem sem definição. O Sindicato solicitou reunião com a presidência da empresa para tratar dessas e demais pendências da Campanha. Não à reestruturação!

Assembleia, dia 19/9, quarta-feira, às 18h30, no Sindicato. Participe!