Wagner Gomes: campanha salarial vitoriosa

Com organização e habilidade para negociar, encerramos a campanha salarial 2010 com um saldo positivo, e com fôlego para dar continuidade às nossas lutas por conquistas que ficaram pendentes.

Desde o início, conduzimos a campanha com tranqüilidade, pressionando, mas mantendo a disposição para negociar e ter nossas reivindicações atendidas. É importante dar destaque para a atuação da Comissão de Negociação, eleita pela categoria na assembleia do dia 30/03 e composta por mais de 20 representantes de todas as áreas da Cia., que muito contribuiu para a tomada de decisões e definição de estratégias.

É de conhecimento de todos que, ao final da campanha, nem todas as reivindicações foram atendidas, como por exemplo, a efetiva implantação de um plano de carreira, além da equiparação salarial de todos os metroviários que exercem as mesmas funções.

Por outro lado, conquistamos reajuste de 14,52% para o Vale Refeição, que passa de 22 para 24 cotas por mês, totalizando R$ 441,60; e reajuste de 11,85% para o Vale Alimentação, que passou a valer R$ 100.

Mas nossa disposição de luta por conquistas não se esgotou junto com o encerramento da campanha salarial. Como eu disse no começo, encerramos o período de negociações com fôlego para encaminhar estas lutas.

E embora tenhamos o governo tucano como patrão, que sempre busca intensificar a implantação da sua política neoliberal, baseada nas privatizações, terceirizações e do estado mínimo, continuaremos perseguindo a valorização dos trabalhadores e da prestação dos serviços públicos.

Por isso, todos os metroviários devem se manter em unidade e organizados, dispostos a participar dos processos de mobilização. O Sindicato está encaminhando ações para eliminar as pendências da campanha, sendo que algumas deverão ser resolvidas pela Justiça, como a equiparação salarial.

O plano de carreira, por exemplo, continua em processo de aprovação no Codec, e vai ser preciso muita mobilização da categoria para que ele seja implantado de uma forma que ofereça boas perspectivas aos metroviários.

Contudo, há assuntos que não se esgotam rapidamente e será preciso, sempre, estarmos atentos e a postos para combater as tentativas de retirada de direitos e conquistar mais direitos, que nos ofereça melhores condições para trabalhar e atender o público usuário do Metrô.

Wagner Gomes é presidente do Sindicato e da CTB Nacional