Wagner Gomes: Continuamos lutando!

wagnerfalarndo3A categoria participou! E foi a categoria que decidiu! Por isso, no dia 06/11 os metroviários que concorreram pela Chapa 2 assumirão a direção do Sindicato, e sem receio algum afirmamos que encerramos esta gestão com orgulho e certeza de ter cumprido nosso dever.

A afirmação pode parecer clichê, mas foram, sim, três anos de muito trabalho, mobilizações e realizações junto com a categoria. Nosso acordo coletivo foi integralmente preservado, e ampliado também! Alguns assuntos ficaram pendentes, como o plano de carreira, mas podemos afirmar que esta é uma reivindicação devidamente encaminhada por esta gestão.
Além disso, temos satisfação de destacar a nossa participação no processo de construção desta entidade! Junto com a categoria, fomos responsáveis pelas conquistas que temos hoje.

Também cumprimos um papel fiscalizador da manutenção da qualidade do metrô, enquanto meio de transporte de massa, público e estatal.

Se, hoje, o Metrô tem parte de seu traçado entregue para a iniciativa privada, e se ocorrem falhas e panes no sistema, não é por falta de denúncia e mobilização desta diretoria junto com a categoria, na luta contra esta degradação. A história não nos deixa mentir.

Foram inúmeras as manifestações e atos públicos realizados durante esta trajetória, sem contar com as paralisações e greves, como a realizada em agosto de 2006, contra a privatização da Linha 4 – Amarela.

Também temos certeza de que as posições que mantivemos, politicamente, por exemplo, foram assertivas, porque, hoje, o Brasil se apresenta como um país mais forte, desenvolvido e com a sua economia consolidada. Nossa defesa sempre foi pela manutenção e ampliação dos direitos e conquistas dos trabalhadores.

Essa diretoria sai de cabeça erguida e deixa para os que chegam todo o patrimônio dos metroviários, que ajudamos a construir, que conquistamos.

Continuaremos na categoria, dando continuidade ao nosso trabalho em defesa dos interesses dos metroviários, por um Metrô melhor; e destacamos a importância de a categoria continuar mobilizada e disposta a lutar contra a privatização do metrô e do sistema de arrecadação, por exemplo.

Desejamos boa sorte para os metroviários da Chapa 2, e esperamos que a responsabilidade e compromisso continuem sendo a base de toda a sua atuação em defesa dos direitos e conquistas da categoria e pela qualidade do transporte metroviário!

Wagner Gomes é presidente do Sindicato e da CTB Nacional