Fortalecimento da organização dos trabalhadores por meio da cultura, esporte e lazer – Tese sobre Organização de Base

Organização de Base

Fortalecimento da organização dos trabalhadores por meio da cultura, esporte e lazer

A organização dos trabalhadores depende muito da interação dos metroviários junto a sua entidade de representação sindical e a finalidade da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer é não só trazer a categoria para promoção de atividades coletivas, seja no âmbito cultural ou desportivo, mas também como estimular a busca e a criação da arte dentro da família metroviária.

Construímos um espaço onde os metroviários podem desenvolver estudos e/ou ensaios e gravações musicais, realizamos os festivais Arte e Rock Nos Trilhos e de Videokê junto à categoria, promovendo oportunidades do trabalhador apresentar seus talentos artísticos entre seus pares. Não apenas musicais, como também em outras áreas das artes como artes plásticas, poesia e outras manifestações culturais; planejamos reeditar, após décadas, o festival de canção metroviária. Implantaremos web-rádio para melhorar a comunicação, criação de conteúdos culturais e de informações utilizando os equipamentos do estúdio “Toca nos Trilhos” e explorando as novas tecnologias de mídias sociais.

Zelamos e conservamos a nossa quadra esportiva como, junto à categoria, planejamos campeonatos de futebol de salão e campo em diversas modalidades. Disponibilizamos uma quadra para a prática de futebol society (ao lado da estação Penha) semanalmente; trabalhamos junto a professor conveniado para aula de defesa pessoal na nossa sede e também aulas de dança de salão; mantemos convênio com diversas colônias e organizamos as festas comemorativas dos metroviários.

Acreditamos ser fundamental à organização dos trabalhadores e que essa Secretaria tem um papel importantíssimo, sendo que seu bom desenvolvimento é benéfico para saúde fisica, mental e a vida social e da integração dos metroviários.

Para viabilizar essas atividades, manutenção e aluguel de equipamentos, promoções culturais, campeonatos desportivos com locação e/ou pagamento da arbitragem dos eventos, necessitamos ter disponibilidade de recursos para tanto. Para viabilizar estas atividades, os metroviários aprovam 2% da sua arrecadação, mensal, destinado à cobertura desses trabalhos para funcionamento de sua Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer da sua categoria.

Assinam: Edgard Balestro (Bala), Francisco Duarte Reis, Ciro Morais, José Dias, Pedro Alessandro, Gilmário Ribeiro.