Denúncias de formação de cartel são apenas a ponta do iceberg

charge_iceberg.jpgAs recentes denúncias sobre a corrupção no Metrô e CPTM são apenas a ponta do iceberg de um esquema muito maior da utilização de investimentos públicos para interesses e lucros privados.

 

 Um dos negócios nebulosos envolvendo o governo do PSDB e grandes empresas é o fracassado caso da implantação do CBTC no Metrô, um contrato com a Alstom no valor de R$ 780 milhões. O sistema deveria colocar mais trens em circulação, diminuindo o tempo de espera para os usuários, mas os testes apontaram problemas para a segurança dos usuários e trabalhadores. 

No caso da CPTM, a terceirização de boa parte dos serviços prestados para a empresa, sem contrapartida em qualidade e segurança para os usuários. Outro caso é a reforma de péssima qualidade dos trens do Metrô, que custou R$ 1,8 bilhão, quase o mesmo preço de trens novos. 

O que poderia ser feito com o dinheiro desviado

– Redução da tarifa, rumo à tarifa zero
– Ampliação da rede metroviária e ferroviária
– Integração da EMTU com transporte municipal e ampliação do funcionamento
– Redução de falhas, paradas técnicas e acidentes

Só a luta muda a vida!

 

Em junho, a população revoltada contra o aumento da tarifa do metrô  trens e ônibus foi às ruas, como não se via há anos. As enormes mobilizações forçaram Alckmin e Haddad a recuar e cancelar os aumentos. Todos ao ato do dia 14/8 na luta por um transporte público!