Próximos passos da LUTA por um Plano de Carreira JUSTO para a Categoria: ABERTURA de NEGOCIAÇÃO JÁ!

O Sindicato formaliza hoje (15/7) um pedido de reunião com a direção da empresa para que se abra diálogo com os trabalhadores. Não é possível que uma coisa que eles dizem ser boa para os trabalhadores possa ser feita sem nenhum diálogo com a representação da categoria. Essa crítica foi feita pelos dois Sindicatos que representam a categoria, os metroviários e os engenheiros.

Categoria demonstrou forte resistência diante de tanto assédio moral

Nas últimas semanas, a categoria passou por momentos de profunda pressão, tensionamento e assédio moral por parte da empresa, que tinha como objetivo uma ampla adesão ao novo Plano de Carreira. Mesmo com todo tipo de absurdo, tais como presença do RH na área, chefes no ouvido, ameaças e até a abertura de um concurso do dia para noite, a maioria dos trabalhadores da Manutenção e da Operação não aderiu ao Plano de Carreira e na Administração também houve resistência.

Baseando-nos nos dados – questionáveis – divulgados pela própria empresa, quando houve a abertura de adesão nos setores administrativos, a taxa de adesão geral chegou a 90%. Ao ir para a Manutenção, a taxa geral caiu para 70% e, ao chegar na Operação, a taxa geral caiu para 50%. Ou seja, a campanha da empresa, com todos os recursos de assédio, foi um fracasso. E a categoria está de parabéns por mais essa demonstração de resistência.

Saúde Mental

Sabemos que não foi fácil, porque toda essa pressão acontece no contexto de muitos ataques sobre a empresa pública e ameaça de privatização, o que nos dá uma sensação permanente de incertezas e dúvidas que não fazem bem a ninguém. A verdade é que essa campanha assediadora do Metrô operou muito negativamente sobre nosso psicológico, já abalado pela sobrecarga de trabalho e pelas incertezas dos profundos ataques que vivemos. Neste contexto, acreditamos que a união da categoria é o melhor caminho.

Pontos de Partida para NEGOCIAÇÃO do Plano de Carreira

Dentre os temas que queremos apresentar na reunião, estão pontos de melhoria no Plano de Carreira, de modo que ele se torne um instrumento de real progressão salarial e de carreira profissional. Os pontos iniciais para debate e proposição para a empresa são:

  • 1. Extinguir a limitação orçamentária de 1% da folha de pagamento para pagamento integral dos steps para as pessoas elegíveis – Elemento de impacto em todas as áreas da empresa.
  • 2. Retornar a nota de avaliação do Desempenho Individual como critério para steps e promoção para 6,5, e não 8,5 como está previsto no novo Plano e que elas tenham critérios objetivos – Também impacto em todas as áreas.
  • 3. Fim das metas para promoção e steps – Impacto em todas as áreas.
  • 4. Acabar com a limitação de vagas para prestar concurso – Impacto na área da Operação.
  • 5. Extinção do critério de “análise comportamental” – Impacto na área da Operação.
  • 6. Realização de concurso para Encarregado, Técnico e Supervisor – Impacto na área da Manutenção.
  • 7. Não alterar os nomes dos cargos que podem ter interferência na conquista futura de aposentadoria especial – Impacto nas áreas da Manutenção e Operação.
  • 8. Que todos os funcionários OTM’s e AS’s possam fazer o novo concurso na Operação (com adesão ou não ao “novo plano”).

Esses são pontos iniciais que o Sindicato quer apresentar ao Metrô e que correspondem aos questionamentos que toda a categoria fez ao novo Plano de Carreira, o que explica a baixa adesão. Entendemos que, mesmo entre os que aderiram, há questionamentos ao Plano, o que reforça a importância de haver diálogo.