Começou a negociação do ACORDO DE JORNADA!
As negociações começaram neste dia 23/9
A empresa não apresentou nenhuma proposta efetiva e disse que nesta primeira reunião queria mais ouvir as demandas da categoria. A Comissão de Negociação eleita em Assembleia apresentou os pontos fundamentais de reivindicação da categoria.
Para a Operação, o foco foi a garantia da escala 4x2x4 como escala principal e as escalas 4x2x6x4 e 5×2 como escalas de apoio. Foi argumentado que essa é a melhor escala de trabalho tanto para os funcionários quanto para a empresa.
Para Manutenção, foi apresentada a reivindicação de manter as escalas de revezamento da corretiva e do restabelecimento e de haver possibilidade de escolha sobre quando fazer a compensação (se no início ou no final da jornada do dia).
Para os funcionários da GSE, foi reivindicado manter a escala 4x2x4. E para os funcionários do GRH, GSC, GTI, MRP e enfermeiros foi reivindicada a intrajornada de 30min para os que trabalham fixos ou revezamento à noite.
Sobre a INTRAJORNADA
A Comissão de Negociação cobrou duramente que fosse cumprido o combinado com o Sindicato sobre o retorno do pessoal da intrajornada para fazer meia hora de refeição.
A empresa disse que esse processo tinha sido suspenso por causa do processo do Monotrilho. Os representantes da categoria repudiaram essa postura de fazer relação com temas que tecnicamente não têm nada a ver um com o outro.
O Metrô disse que o processo estava apenas suspenso e não cancelado e que daria retorno breve sobre a sua retomada.
É necessário abrir concurso público
O Sindicato questionou os representantes da empresa sobre perspectiva de abrir concurso e foi dito que por hora não há essa previsão.
Essa questão foi colocada porque a maior parte dos problemas de todas as áreas de trabalho está relacionada à falta de quadro de funcionários.
A próxima reunião de negociação será na semana de 6 a 10/10. A Comissão de Negociação é composta por: Camila Lisboa, Dagnaldo, Peretti, Robinho, Fajardo, Geraldo Ribeiro, Alex Santana, Alex Fernandes, Marília e Sérgio Carioca. Este comunicado foi produzido por esse coletivo.

