20/11: Dia da Consciência Negra

Novembro é o mês da consciência negra! Vamos reforçar a luta do povo pobre negro. Abaixo o genocídio e o feminicídio negro! Fora Temer e suas reformas!

No Brasil, 54% da população é negra e sofre com os ataques de uma elite representada pelos mandatos “na casa grande” (Congresso Nacional) que legisla com os vícios dos “senhores do engenho”, a exemplo da bancada ruralista
que vem tentando dificultar as denúncias de trabalho escravo no país. Os negros são a maioria entre a população mais pobre no Brasil.

Desde os primórdios da formação econômica do Brasil o povo negro vive a mercê de uma escravização em variados níveis ao longo dos anos. Direitos foram conquistados com muitas lutas, sempre relembramos Zumbi dos Palmares, Dandara, João Candido e tantos outros heróis negros.

Governos que se sucedem vêm retirando direitos do povo trabalhador. Tem sido assim com a Previdência, com a falta de investimento nos serviços públicos, saúde, educação e nos transportes que nos remetem aos navios negreiros.

A questão racial é marcada pelo dramático racismo genocida de jovens negros assassinados, correspondendo à situação de guerra.

Saiba mais…

A cada 100 vítimas de homicídios no Brasil, 71 são negros.

Mulheres negras também são as maiores vítimas de assassinato (chamado de feminicídio), a desigualdade de gênero combinada com o racismo. Segundo dados do IPEA atingem 65/3%.

A PEC 181 (que criminaliza o aborto em caso de estupro), se aprovada, elevará o número de mortalidade das mulheres pobres e negras.