25/11: Dia da Não Violência Contra a Mulher

O ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” foi criado para estimular que governos e sociedade civil organizada realizem eventos apontando a necessidade de extinguir a violência contra as mulheres.

O massacre constante que as mulheres trabalhadoras enfrentam em todas as esferas de suas vidas é silenciado ou dissimulado por meio de preconceitos. Desde a escola, até os locais de trabalho, a mulher é obrigada a conviver com o assédio.

A violência ocorre nos espaços públicos e privados e não é só agressão física. É também psicológica e moral. Agressões verbais reduzem a auto-estima. Causam danos à saúde: geram estresse e enfermidades crônicas.

Também é preciso citar a violência econômica que as mulheres são submetidas, que se reflete nos salários mais baixos, nas duplas e triplas jornadas de trabalho, no assédio sexual.

A luta pela não violência contra a mulher tem que ser de todos, homens e mulheres.

História

Comemorada em 25/11, a data foi idealizado em 1981, quando organizações de mulheres de várias nacionalidades se reuniram em Bogotá para o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho. A data foi escolhida em homenagem às irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, conhecidas como Las Mariposas, que foram assassinadas em 1960 ao se oporem à violência cometida pelo regime ditatorial de Rafael Leónidas Trujillo.

A campanha foi oficializada em 1999, através da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo principal de estimular os governos de todo o mundo a realizarem uma agenda especial de atividades acerca do tema. Além disso, ela conscientiza a sociedade civil de que a violência contra a mulher é uma grave violação de direitos humanos.