28/9 – Ato contra a privatização do metrô, as demissões e o racismo

Na próxima quinta-feira (28/9), os metroviários de São Paulo vão realizar um ato contra a privatização do Metrô, as demissões e o racismo às 16h, em frente ao Edifício Cidade II (sede administrativa do Metrô). O governo quer entregar as linhas para a iniciativa privada.Até o momento foram gastos R$ 10 bilhões e o lance mínimo de R$ 189 milhões, 50 vezes menor do que foi investido.

Nessa mesma data estava previsto para acontecer o leilão das linhas 5 – Lilás e 17 – Ouro, mas o TCE (Tribunal de Contas do Estado), que acatou pedido da bancada do PT na Assembleia Legislativa, suspendeu alegando que as exigências do edital podem restringir a competitividade e causar prejuízos aos cofres públicos.

Além da privatização e promessas de terceirizar as bilheterias, nos últimos meses a Cia. do Metropolitano tem praticado diversas demissões sob alegação de baixa produtividade. Mais recentemente o funcionário Valter Rocha foi alvo de ofensas racistas por usuário e, ainda assim, demitido pela empresa de forma absurda.

Vamos lutar em defesa do transporte público de qualidade! Abaixo o racismo!