Começaram as negociações da Campanha Salarial 2010!

A primeira reunião de negociação entre o Sindicato dos Metroviários de SP e o Metrô aconteceu nesta terça-feira, 11/05, no Edifício Metrô I. A empresa concordou com o calendário de reuniões proposto pelo Sindicato e aceitou renovar todas as cláusulas relacionadas aos Benefícios Sociais do acordo coletivo vigente, com acréscimo dos itens 51.12 e 69.16.03 da pauta de reivindicações.

A próxima reunião acontecerá na quinta-feira, 13/05, às 9h, no mesmo local, quando serão debatidas as cláusulas sociais, de jornada de trabalho e plano de carreira, e desde já os metroviários estão convocados para participar da assembleia do dia 20/05, uma quinta-feira, com o objetivo de avaliar o resultado das negociações.


Conquistas
As cláusulas que a empresa aceitou acrescentar ao acordo coletivo da categoria dizem respeito à jornada de trabalho dos companheiros da manutenção e ao sistema de ventilação das bilheterias blindadas.

Trocando em miúdos, o Metrô aceita que “os funcionários vinculados ao Departamento CIM, da Gerência de Manutenção, estarão submetidos a jornada de trabalho de 06 (seis) horas diárias a serem cumpridas em turnos de revezamento, por intermédio das escala 6X1X2X3 (seis dias de trabalho diurno – manhã ou tarde, seguidos de uma folga, seguida de dois dias de trabalho noturno, seguidos de três dias de folgas).”.

Igualmente, a Cia. se demonstrou disposta a tirar os Agentes de Estação (AEs) do sufoco das bilheterias blindadas, que não têm um sistema de ventilação adequado, principalmente nos dias de calor do verão paulistano.

Sobre o item 58 da pauta de reivindicações, que trata sobre o intervalo para refeições para os companheiros das áreas operacionais, a empresa afirmou que encaminhará a reivindicação no prazo de 120 dias após assinatura do acordo.

Além disso, o Metrô pleiteia retirar os supervisores do CCO da cláusula Jornada de Trabalho, por entender que estes funcionários têm cargo de confiança. A diretoria do Sindicato se posicionou contrária a qualquer alteração no acordo coletivo que signifique prejuízo à qualquer conquista dos metroviários.

Lição de casa
A empresa afirmou que vai renovar todas as cláusulas sociais do acordo coletivo, mas o Sindicato e a Comissão de Negociação elencaram 21 itens da pauta de reivindicações relacionados ao mesmo tema, com o objetivo de debater com a empresa e conquistar a sua inclusão ao acordo.

Entre eles, estão a adequação do auxílio transporte para os metroviários que moram fora da região metropolitana; licença maternidade de seis meses; vale cultura; PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário); readmissão dos demitidos nas paralisações de 2007, entre outras.

A empresa deverá se posicionar sobre a sua aceitação ou não na próxima reunião, quinta-feira, 13/05.

Cronograma de negociações
13/05, quinta-feira, 9h: Cláusulas sociais/Jornada de Trabalho
18/05, terça-feira, 9h: Participação nos Resultados (PR)/Plano de Carreira
19/05, quarta-feira, 9h: Cláusulas econômicas

Principais reivindicações:
Reajuste salarial de 5,81%*;
Aumento real de 4,25%*;
Reajuste de 6,18%* para o Vale Alimentação e Vale Refeição;
Plano de carreira;
Salários iguais para funções iguais;
Critérios justos para movimentação salarial dos novos funcionários;
PR igual para todos;
Redução da jornada, sem redução de salário;
Contra as privatizações.

*Conforme índice do ICV/Dieese.

Leia mais:
Próxima reunião será na terça-feira, 18/05!

Jornada de trabalho, Saúde e Condições de Trabalho: algumas reivindicações
Conheça algumas reivindicações da 1ª rodada de negociação