2ª reunião de negociação: empresa mantém renovação das cláusulas sociais

Jornada de trabalho, Saúde e Condições de Trabalho foram os temas tratados pela diretoria do Sindicato e pela Comissão de Negociação na segunda reunião da campanha realizada com a empresa, no dia 13/05, no Edifício Metrô I. Os metroviários elencaram diversos itens da pauta de reivindicações e a empresa ficou de respondê-los na próxima reunião, que acontecerá terça-feira, 18/05, às 9h, no mesmo local.

Está mantida a renovação de todas as cláusulas relacionadas aos Benefícios Sociais do atual acordo coletivo, porém, a empresa rejeitou a maioria das reivindicações destacadas pelos diretores e pela Comissão de Negociação, na reunião passada, deixando algumas para responder nas próximas reuniões.

Segundo o Metrô, não há acordo com relação ao fornecimento de auxílio transporte integral aos metroviários que moram fora da região metropolitana, nem com relação ao fim das terceirizações de serviços.

A Cia. também rejeitou a reivindicação da ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias, conforme lei aprovada em 2008, mas aguarda envio de documentos sobre o tema. Rejeitou ainda a readmissão dos funcionários demitidos em retaliação às paralisações ocorridas em 2007.

Sobre a participação do Sindicato nas apurações de ocorrências e sindicâncias, a empresa alegou que serão mantidos os padrões estabelecidos no acordo coletivo para a realização deste procedimento; e com relação à reivindicação de que nenhum trem circule sem operador, o Metrô alegou que nas linhas gerenciadas pela Cia. do Metropolitano (1, 2, 3 e 5) não existe e nem será implantada tecnologia que permita a existência do sistema driverless, ou seja, sem OTs operando os trens.

A empresa ficou de apresentar uma resposta para a reivindicação do Vale Cultura na quarta-feira, 19/05, quando forem debatidos os itens econômicos.

Banco na Linha 5
Sobre a reivindicação de que a empresa intervenha para que o Banco do Brasil evite cobrar taxas excessivas dos metroviários, a empresa alegou que o banco continua cobrando as mesmas taxas cobradas pela Nossa Caixa; e sobre a instalação de uma agência bancária naquele trecho, afirmou que é a baixa quantidade de correntistas que inviabiliza a manutenção de um posto do BB na Linha 5.

Contudo, ressaltou que o banco disponibiliza todos os meios eletrônicos para a realização de pagamentos e demais operações bancárias via Internet, e estão sendo instalados equipamentos nas áreas para os mesmos fins.

O Sindicato insistiu na necessidade de haver uma agência próxima à Linha 5 ou de que a empresa viabilize a ida dos metroviários ao banco mais próximo.

Área de lazer da Linha 5
A empresa alegou que a licitação já está concluída, e que a área de lazer estará pronta para utilização no prazo de três meses e meio.

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