A escravidão É UMA BARBÁRIE capitalista!

Acompanhamos atentamente as denúncias, que estão aumentando, das condições de trabalho análogo à escravidão nas fazendas de arroz, açúcar e vinícolas do sul do País.

São centenas de trabalhadores que foram resgatados de cárceres privados, na sua maioria negras e negros. A esses trabalhadores, desde o primeiro momento, manifestamos a solidariedade da categoria nas mais recentes assembleias.

A escravidão no Brasil historicamente possui relação com o Estado Capitalista, que utilizava das suas instituições e polícia para capturar escravos que fugiam do terror das terras dominadas pelos latifundiários.

Hoje, por trás da escravidão vigora o neoliberalismo, aprofundado pelas reformas, em particular pela Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização, onde o lucro está acima da vida das pessoas. Frente a isso, os governos seguem sua política de privatização e terceirização que aprofundam essa cruel realidade. Quem se beneficia com isso são os empresários “amigos de políticos”.

Repudiamos essa barbárie capitalista! Exigimos punição imediata dos patrões escravocratas, a estatização das empresas envolvidas, sob controle dos trabalhadores e indenização a todos trabalhadores que foram vítimas dessa situação. Pelo fim das terceirizações!