A SEMANA de LUTAS e ATIVIDADES do Sindicato – 9 a 12/12
A semana de 9 a 12 de dezembro foi marcada por uma série de atividades do Sindicato junto à categoria. Foi mais uma semana de mobilização em que os trabalhadores do Tráfego, Estação, CCO, Administração e Manutenção trabalharam com a camiseta de luta pela Abertura de Concurso Público e os Seguranças com o Boton, fortalecendo a campanha que ganha cada vez mais corpo, para que o Metrô tenha mais funcionários.

Na segunda-feira (9/12), houve a terceira reunião da diretoria ampliada da nova gestão do Sindicato (elas acontecem uma vez por mês), onde foi debatida a conjuntura política nacional, a luta por contratações e diversos outros temas das lutas da categoria e se encaminhou muitas iniciativas, como os cafés com vizinho e a participação no evento Metrô SUMMIT com as camisetas de luta. (foto 1)
Na terça-feira (10/12), os diretores e diretoras do Sindicato foram para as diversas áreas com o Plataforma n° 700, que faz um breve balanço de 2025 e prepara as batalhas de 2026. As passagens nas Estações, Pátios, Tráfego, Cidade 2, etc. também contaram com uma leva de distribuição das camisetas, cobrindo os lugares onde ainda não havia chegado camisetas. A distribuição do Plataforma seguiu ao longo dos outros dias da semana. (fotos 2 e 3)

Também na terça-feira, dia 10/12, o Sindicato participou com dois representantes do Ato contra a cassação dos mandatos das deputadas Paula da Bancada Feminista e Mônica Seixas, do Movimento Pretas. O pedido de cassação veio do deputado Lucas Bove, do PL (aquele que ficou gritando em frente à Bolsa de Valores que o Metrô seria privatizado). As duas parlamentares são aliadas da luta em defesa do Metrô público. No mesmo dia 10, o Sindicato não deixou de manifestar seu apoio à justa greve dos motoristas de ônibus que sofreram calote no seu 13º salário. (foto 4)

Na quarta-feira (10/12), foi dia dos Cafés com Vizinho no PIT e no Pátio, contra a terceirização da Manutenção. No dia 10, houve o pregão do Pátio e o pregão do PIT foi adiado. Os efeitos dos dois pregões só podem valer após julgamento. Na tarde do dia 10, ainda estava marcada uma distribuição de carta aberta, que infelizmente foi cancelada, porque o vendaval inviabilizou buscar os materiais para panfletagem. (fotos 5 e 6)

Também na quarta-feira, dia 10, o Sindicato participou com dois representantes de uma reunião de articulação das lutas das categorias estaduais, para enfrentar os ataques do governador Tarcísio. A reunião ocorreu no DIEESE e encaminhou a construção de diversas ações unificadas no ano que vem. (foto 7)
Na quinta-feira, dia 11/11, o Sindicato participou do evento Metrô SUMMIT, organizado pela própria direção da empresa. Importante registrar os embates que antecederam essa atividade. Em um primeiro momento, a empresa obrigou os trabalhadores dos pátios a participarem deste evento. Diante disso, o Sindicato orientou a categoria a ir com a camiseta de luta por contratação. Com isso, o Metrô recuou a obrigatoriedade e fez pressão nas áreas para que ninguém fosse com a camiseta dizendo que não poderiam entrar. Na manhã do dia 11, o Metrô recuou deste absurdo. Sabemos que essa pressão autoritária nas áreas surtiu certo efeito, mas também houve vários metroviários que foram com a camiseta. O ponto alto foi que o cantor Diogo Nogueira, que fez uma apresentação ao final do evento, recebeu a camiseta de uma diretora do Sindicato e abriu mostrando o recado da categoria. Recado dado: o Metrô precisa de mais funcionários, #ConcursoPúblicoJá (fotos 8, 9, 10, 11)

Na sexta-feira, dia 12/12, o Sindicato ainda está cobrindo algumas áreas com o jornal Plataforma, preparando as atividades e materiais da semana que vem. O centro das divulgações foi o chamado para o ato do dia 14/12, contra a anistia disfarçada de dosimetria que foi votada na calada da noite pelo Congresso Nacional.
A utilização das camisetas ao longo desta semana, também contou com o reforço do protesto contra a onda de violência e feminicídio que ocorre no país. Muitas mulheres utilizaram a camiseta roxa, que foi distribuída no período do dia 8 de março. (foto 12)

