As mulheres lutam pelo mundo

Em dezembro de 2012, o mundo ficou escandalizado com o caso da jovem indiana que sofreu um estupro coletivo dentro do ônibus e foi brutalmente assassinada. Após esse fato, milhares de mulheres e homens foram às ruas protestar contra a violência às mulheres e exigir do governo indiano medidas mais efetivas de combate à violência e punição aos agressores.

Na Síria, Egito, Tunísia e outros países que vivem revoluções contra os governos ditadores, as mulheres superam os obstáculos históricos que as colocaram fora das lutas e também vão às ruas enfrentar a falta de democracia e lutar por direitos sociais.

Na Europa, mulheres da Espanha, Portugal, Grécia, Itália, Inglaterra, Ucrânia, etc, dão força para as reivindicações de todos  que não suportam as consequências da crise econômica, tampouco a repressão dos governos aos que lutam.

No Uruguai, a luta das mulheres conquistou a legalização do aborto, o que já resultou em acabar com as mortes em decorrência de abortos clandestinos, feitos em péssimas condições.

No Brasil, pesquisas apontaram a participação de maioria de mulheres nas manifestações de Junho. No dia 17 de Junho, no Largo do Batata, segundo o Data Folha, 57% dos manifestantes eram mulheres.

Há um clima de transformações pelo mundo, proporcionado pela existência de lutas, protestos e manifestações de rua. E uma das marcas dessas lutas é a presença de mais mulheres nas manifestações. Isso acontece porque as mulheres são as mais atacadas pelas ditaduras, pela crise econômica e pela onda de violência física e sexual que toma conta do Brasil e do mundo.

Nós mulheres somos educadas a não nos envolvermos em assuntos políticos e sindicais. Quando saímos às ruas, rompemos com essa educação histórica e colocamos a necessidade de lutar pelos direitos do povo trabalhador acima dessa imposição.

Por isso, podemos dizer que as lutas estão mais fortes, porque contam com a força das mulheres trabalhadoras!

Dia 8 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Ato público na Paulista, vão do Masp, às 9h. Participe!