Ato contra demissões recebe dezenas de apoiadores

Imagem vazia padrãoNa quarta-feira (11/6) foi realizado o Ato pelo Direito de Greve – Contra as Demissões no Metrô, na sede do Sindicato. Participaram parlamentares, representantes de sindicatos e Centrais Sindicais, entre outras personalidades.

Durante o Ato, a deputada federal Luiza Erundina (PSB) comprometeu-se em apresentar, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei de anistia aos demitidos. Também presente, o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que protocolou dois requerimentos, um na Comissão de Direitos Humanos e outro na Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, para apurar as demissões. “Muitos dos demitidos são diretores do Sindicato, o que mostra o caráter político, de criminalização do movimento sindical”, afirmou Giannazi. 

O jurista Jorge Luiz Souto Maior, que também é professor da USP e membro da AJD (Associação dos Juízes para a Democracia) informou que a entidade publicou uma “Nota Pública: em favor do direito de greve”.

“A greve dos metroviários revela que nossas instituições ainda encaram esse direito a partir de uma mentalidade autoritária e incapaz de conviver com o conflito social. Decisões judiciais que determinam a manutenção de 100% dos trabalhadores em serviço, sob pena de pesadas multas diárias, inviabilizam o exercício do direito, pois se cumpridas retiram o poder de pressão do movimento e se descumpridas geram a declaração de abusividade da greve”, diz um trecho da Nota Pública da AJD.

Participaram e falaram durante o ato representantes da centrais CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB e CTB e e dos agrupamentos Intersindical e Intersindical – Instrumento de Luta. Também estiveram presentes representantes do MST, do Sindicato dos Advogados de São Paulo, da Pastoral Operária. Luiz Antônio de Medeiros Neto representou a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho), órgão do Ministério do Trabalho. Toninho Ferreira, advogados das famílias do Pinheirinho (São José dos Campos) também trouxe sua solidariedade.