Aumentar a mobilização para garantir Steps e PR!

O ato realizado em frente ao Cidade 2 na quarta (11/1) forçou a realização de uma reunião do Sindicato com a empresa, representada pela GRH e DA.

Durante a reunião, a empresa argumentou que as discussões sobre os Steps e a PR ainda dependem da efetivação do novo presidente do Metrô, já que o atual é interino.

Os representantes da empresa confirmaram que neste mês serão efetuados os pagamentos referentes aos Steps de 2021. Mas adiantaram que nem todos receberão, já que o valor total a ser pago é limitado a uma folha de pagamento. Isso já ocorreu em agosto do ano passado, no pagamento dos Steps de 2020. Sobre o Step de 2022, afirmaram que ele não será pago em janeiro, mas “em algum momento do ano”.

Com relação à PR, a empresa declarou que não houve a definição das metas referentes a 2022 e que a elaboração de um programa de PR se daria sobre a PR de 2023, a ser paga em 2024. Diante disso, os representantes do Sindicato fizeram a proposta de pagamento de um Abono Salarial em 2023 pela reposição das PRs não pagas.

Até o dia 18/1, quando será realizada uma assembleia da categoria, a empresa comprometeu-se em enviar a listagem dos funcionários e funcionárias que vão receber os Steps em janeiro.

O Metrô também afirmou que buscará a contratação de mais funcionários, mas lembrou da questão da efetivação do novo presidente e das limitações impostas pelo Codec.

O momento é de fortalecer a mobilização e participar da assembleia de 18/1, próxima quarta-feira, para garantir o recebimento de dois Steps para todos que têm direito, além de contemplar o terceiro para quem não recebeu em agosto e tinha direito e um abono como reposição das PRs atrasadas.