Caos no sistema: metroviários desmascaram governador Alckmin

Quebras constantes no sistema penalisa usuários: dia 4/2 usuários ficaram cinco horas sem metrôMetroviários e usuários viveram um dia de terror no dia 4 de fevereiro. Uma falha de porta no trem K07 somado a um problema no ar-condicionado em outro da Frota K proporcionaram uma série de acontecimentos lamentáveis que gerou um verdadeiro caos no sistema por cinco horas a partir das 18h

Apesar de funcionários e população serem vítimas dos erros e da corrupção da direção do Metrô e dos políticos que mandam no governo estadual, a tensão tomou conta no relacionamento entre funcionários e população, o que resultou em agressões a muitos colegas.

Os metroviários vêm denunciando os problemas dos trens reformados por empresas privadas – aquelas do Cartel – ao Ministério Público. Alertávamos para a possibilidade de situações como esta ocorrerem, mas nada foi feito.

As declarações do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do governador Geraldo Alckmin buscam desviar o foco; culpando “grupos organizados” pelo caos.

Infelizmente, a empresa não nos fornece condições suficientes para atuar: estamos saturados. Em 1990, o Metrô transportava 1,5 milhão de usuários diariamente e contava com mais de 10 mil funcionários para atender essa demanda. Hoje, 20 anos depois, atendemos 5 milhões de usuários com apenas nove mil funcionários.

Voltaremos a procurar o MP buscando soluções para a frota K. Exigimos, também, uma solução técnica para que o ar-condicionado não desliguem e não desarmem na operação comercial.

Dinheiro para a Copa e Propinoduto tem. Para o transporte: cadê?

A falta de investimento no transporte público no país inteiro contrasta com o caminhão de dinheiro despejado para a Copa do Mundo. Com isso, os governos de Dilma, Alckmin e Haddad mostram que a prioridade é a Fifa. Citam que a população vai ser beneficiada com o tal legado do Mundial. Será?

Eles têm tratado a população como idiota. Afirmam que não se faz Copa sem estádio, como se as modernas e superfaturadas “arenas” pudessem contribuir com transporte público, saúde, educação e outras demandas urgentes da população.

Infográfico: caos no Metrô no dia 4/2/2014

Cadê os vândalos?

Sequência de eventos mostra que falhas nos trens e superlotação causaram os problemas:

1  18h18, na Sé: Porta emperra no quarto vagão do trem K-07

2  18h32, na República: Trem K-24 apresenta falha de ar-condicionado em seis vagões

3  18h43, na República: Trem H-54 tem botão de emergência acionado

4  19h00, entre a Marechal Deodoro e Santa Cecília: Trens H-65 e D-34 relatam presença de usuários na via

5  19h10, no Anhangabaú: Trem K-01 tem falha no ar comprimido

6 19h12, no Anhangabaú: Trem H-52 relata usuários na passagem de emergência

7  9h36, na Marechal Deodoro: Trem K-14 é desenergizado

8 19h39, a oeste da Marechal Deodoro: Ar-condicionado do trem K-14 falha em quatro vagões; passageiros saem do trem

9  19h41, antes do Tatuapé: Trem K-15 não pode andar porque várias portas são abertas; passageiros desembarcam e vão andando pela via até a estação
 
10  20h25: Trens começam a circular só entre a Bresser-Mooca e Corinthians-Itaquera, pois há usuários nas vias

11  20h46: Trens circulam só entre as Estações Tatuapé e Itaquera, também por causa de pessoas na via