Caso EMTEL

Pagamento de honorários advocatícios e processo da empresa EMTEL contra o Metrus impacta no caixa do Instituto e prejudica a categoria metroviária. Metrô deve assumir responsabilidade sobre a dívida

Na década de 90, o governo do estado criou um projeto chamado turma de rua, este projeto era responsável por criar creches e pré-escolas ao longo das linhas do metrô, e infelizmente na época, a direção do Metrus aceitou administrar este projeto, com o compromisso de o Metrô, ser responsável por todas as custas do mesmo.

Com o final do projeto em 1995, a empresa EMTEL, que era a empresa que foi contratada para tocar o projeto, processou o Metrus por supostas dívidas que alegava ter que receber.

Isso gerou 2 processos, o primeiro a direção do Metrô assinou uma confissão de dívida, assumindo as responsabilidades.

No começo deste mês, o Metrus recebeu uma notificação judicial, para que pagasse os honorários advocatícios do segundo processo, estes valores são em torno de 29 milhões de reais. O Metrus se viu obrigado a fazer o depósito judicial, para evitar o bloqueio de contas, o que poderia impactar o pagamento dos gastos com saúde, além da suplementação dos aposentados.

Na assembleia iremos discutir formas de fazer com que a direção do Metrô, assuma a responsabilidade sobre esta dívida, para não prejudicar a saúde financeira do Instituto.